Software Freedom Day 2014 - Campinas

O evento

O Software Freedom day é um evento mundial de celebração e divulgação da filosofia do Software Livre e do Open Source. O evento busca promover e incentivar o uso de Software Livre, levando em conta não apenas o diferencial técnico, mas os princípios éticos que tornam este tipo de software uma melhor opção do que as amarras presentes em tecnologias proprietárias.

Quem organiza?

O SFD é um evento internacional, mantido pela Software Freedom International (SFI). Este grupo oferece suporte a grupos voluntários locais que organizam o evento em suas regiões.

Em Campinas, a organização do evento está sendo feita pelo LibrePlanet São Paulo.

Para quem o evento é direcionado?

O evento é direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral, de usuários a desenvolvedores, que se interessam não só pelas questões técnicas, mas pelas implicações sociais e éticas que as novas tecnologias trazem para a sociedade em que vivem.

O evento não terá um enfoque técnico, portanto conhecimento prévio não será necessário. Se você é um ser humano, cidadão, que vive em sociedade e tem acesso rotineiro a um computador, esse evento será de grande utilidade para você refletir sobre que tipo de Software você põe ou deixa de colocar no seu computador. :-)

Onde e quando?

No Sábado, dia 20 de setembro de 2014, no Laboratório Hacker de Campinas. Veja como chegar.

Inscrição

A inscrição e participação no SFD são gratuitas. Apenas pedimos que você se inscreva, para que possamos ter um controle da quantidade de participantes.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para <sfd2014@libreplanetbr.org>. Pode ser um email em branco mesmo. Simples assim. :)

Por favor, se inscreva apenas se você realmente pretende ir. A inscrição serve apenas para o nosso controle!

Programação*

HorárioPalestraPalestranteApresentaçãoVideo
9:00Abertura + O que é Software Livre?LibrePlanet São PauloPDF, Tex
10:00HackespacesLeandro Pereira
11:00Gift: compartilhamento de conhecimento em formatos digitais pelo CleverBoxEdson ribeiro & Vivianne Amaral
12:00Almoço
13:00Debate sobre a Urna Eletrônica Eleitoral
14:00A quem esse servidor realmente serve?Ricardo Panaggio
15:00Privacidade, protestos e repressão: um olhar social sobre o uso da tecnologia.Marcelo Blanco dos AnjosPDF
16:00Reflexão sobre a ética de ecossistemas fechadosThadeu Lima de Souza CascardoHTML
17:001984+30: GNU contra a e-NovilínguaAlexandre OlivaPDF, Tex
18:00FechamentoLibrePlanet São Paulo
Dia todo:Keysign Party! + Multirão de inscrição no serviços do LP-BR! + Installfest de GNU/Linux!

*A programação está sendo preenchida e é atualizada conforme a confirmação dos palestrantes. Volte depois para ver a versão atualizada! A tabela é provisória e sujeita a alterações.

Palestras

O que é Software Livre?

Resumo

A liberdade toma várias formas: liberdade de imprensa, de religião, de pensamento, de conhecimento, de expressão. No mundo tecnológico em que vivemos, todavia, tanto a capacidade de exercer essas liberdades quanto àqueles que buscam ameaçá-las caminham muito próximos. Nesta palestra introdutória apresentarei o movimento Software Livre, que há 30 anos luta para dar ao usuário a liberdade de fazer e controlar a sua própria computação. Apresentarei o conceito de Software Livre, as 4 liberdades e as implicações práticas, éticas e morais de se usar Software Livre no dia-a-dia.

Sobre o Palestrante

Gabriel Krisman Bertazi - é ativista e contribuidor de Software Livre e membro do LibrePlanet São Paulo. Também cursa computação na Unicamp.

Gift: compartilhamento de conhecimento em formatos digitais pelo CleverBox – Edson Ribeiro e Vivianne Amaral

Resumo
Sobre o palestrante

Edson Ribeiro — analista suporte de sistema sênior e de inovação tecnológica na CPFL, aposentado em 1998, netweaver.

Vivianne Amaral — comunicóloga, netweaver e especialista em tecnologias telemáticas aplicadas à aprendizagem, análise de interfaces em relação à interação, curadora de conteúdo, configuração de ambientes para interação distribuída. http://conectarinteragircomunicar.wordpress.com/

A quem esse servidor realmente serve?

Resumo

Software proprietário não é a única forma de perder sua liberdade na Internet. Serviço como substituto de software (do inglês Service as a Software Substitute, ou SaaSS) é outra forma de deixar a sua computação ser tomada por outra entidade. Nessa palestra, o artigo "Who does that server really serve?" de Richard Stallman, será discutido. SaaSS é definido, discutido, os problemas associados são expostos e soluções para eles também são oferecidas.

Sobre o palestrante

Ricardo Panaggio – é membro-fundador do LibrePlanet São Paulo. Entusiasta de tecnologia, acompanha o desenvolvimento de tecnologias móveis desde o surgimento do primeiro "smart"phone. Ativista pela liberdade, vive falando de liberdade, software livre e padrões abertos por aí. Atualmente em conflito interno, por incompatibilidades entre sua ânsia por novas tecnologias e sua vontade muito maior de se manter livre.

Privacidade, protestos e repressão: um olhar social sobre o uso da tecnologia.

Resumo

O crescente alcance social da tecnologia facilita a invasão da privacidade das pessoas pelo governo e seus órgãos repressores. No ano passado, o país passou por um momento de reivindicação popular em massa, com inúmeras manifestações sociais em cidades de Norte a Sul do Brasil em um movimento sem causa única, mas que demonstrou a grande insatisfação dos brasileiros com a atuação da classe política do país.

A aderência da população às manifestações deu-se, sobretudo, por meio das redes sociais. Agências do governo de todas as instâncias monitoraram o espaço cibernético. Do governo federal, por meio do Exército e ABIN até as polícias estaduais, com casos nos quais o vigilantismo chegou a patamares sem precedentes.

O país já tem um sistema institucional de segurança e defesa cibernético estruturado e hierarquizado. É necessário conhecer melhor as instituições responsáveis por isso para que haja um controle social maior sobre as ações empreendidas, no intuito de denunciar ações de vigilantismo que culminem em repressão a ativistas.

Sobre o Palestrante

Marcelo Blanco dos Anjos - Estudante de Relações Internacionais na PUC-SP. Foi pesquisador na ONG Artigo 19 Brasil onde estudou as manifestações sociais do ano de 2013 que culminou na elaboração do site Protestos Brasil 2013 http://artigo19.org/protestos/.

Reflexão sobre a ética de ecossistemas fechados

Resumo

Discussão e debate de quando a engenharia reversa e compatibilidade com sistemas que promovem software não livre é ética do ponto de vista da liberdade de software e serviços versus a criação de novo software ou uso de sistemas livres. Exemplos a serem discutidos: rnetclient e irpflivre; GNU, Android e iOS; clientes Twitter; editores de formatos proprietários; Gnash; entre outros.

Sobre o Palestrante

Thadeu Lima de Souza Cascardo - é defensor do software livre desde 2002, quando conheceu o projeto GNU, sendo seu usuário desde 1997. É criador do rnetclient, software livre para envio da declaração do imposto de renda, e contribuidor de projetos como Linux e Debian.

1984+30: GNU contra a e-Novilíngua – Alexandre Oliva

Resumo

No 1984 de Orwell, Novilíngua era reduzida para impedir a expressão de ideias subversivas. Computadores de propósito geral, programáveis por usuários, têm perdido espaço para outros em que usuários não podem expressar as computações se desejam, se não estiverem disponíveis em appstores exclusivas. Sem poder programar, usuários perdem a liberdade de melhorar o software, e até a noção de que poderiam! Sem notar o valor das liberdades de software essenciais, não as exigem! É Dupli-plus-inGNU!

Sobre o palestrante

Alexandre Oliva - Evangelizador do Software Livre. Palestrante GNU. Conselheiro da FSF América Latina. Mantenedor do GNU Linux-libre e co-mantenedor de GNU libc, GNU binutils e GNU Compiler Collection. Engenheiro de ferramentas de desenvolvimento GNU na Red Hat Brasil.

Eventos

Keysign Party

Serviços do LibrePlanet Brasil

Os grupos que fazem parte do LibrePlanet Brasil oferecem alguns serviços gratuitamente para ajudar as pessoas a não dependerem de softwares e soluções proprietárias. Você pode saber mais sobre os serviços oferecidos clicando aqui.

Installfest de GNU/Linux

Date: 2016-09-17 01:55:39 BRT